domingo, 14 de dezembro de 2025

Passatempo Inclusivo “A minha árvore de Natal”

Respondendo ao desafio lançado pelo passatempo publicado no jornal escolar, para o mês de dezembro, uma das paredes da biblioteca escolar ganhou vida com as árvores criadas pelos alunos. Cada trabalho reflete imaginação, dedicação e espírito natalício. A partir de uma simples folha em branco e recorrendo a diferentes materiais, cores e ideias, os alunos deram forma à sua visão do Natal,criando árvores únicas e especiais.

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Concurso de Poesia - 1.ª eliminatória

Na parede da biblioteca, pendurado numa árvore, um baloiço começou a mover-se suavemente, quando o espaço se encheu de vozes e emoções, na primeira eliminatória do Concurso de Poesia, no dia quatro de dezembro. Cada palavra declamada pareceu ganhar asas, ali, entre as folhas invisíveis e o vento imaginado. Os espectadores que acompanharam cada declamação deixaram-se envolver pela força da voz e pela intensidade dos versos, celebrando a criatividade e o poder da poesia em aproximar leitores e ouvintes. Foi um momento de partilha poética, onde o eco de cada palavra ficou a dançar no ar, como se a poesia também se baloiçasse, leve, livre e eterna, no tronco da nossa imaginação.

Árvore Literária de Natal

Entre o aroma do papel envelhecido e a luz suave que atravessa as vidraças da biblioteca, ergue-se uma árvore de Natal, feita inteiramente de folhas de livros. Cada página, retirada de obras já gastas pelo tempo, reencontra as suas origens ao moldar-se numa árvore incomum. Pequenos trechos de aventuras no Natal iluminam a árvore de dentro para fora e quem se aproxima para a ler pode ouvir o leve tagarelar das folhas, talvez um eco das personagens que habitaram aquelas páginas. No topo, uma estrela de papel coroa a pequena escultura literária. Ao redor, flocos recortados, caem como poesia. Cada página recorda o ciclo que a trouxe da natureza à celebração. Mas, não celebra apenas o Natal, também homenageia o poder e a magia das palavras e lembra que a literatura acende luzes que não se apagam quando o Natal termina.

Passatempo Inclusivo “A minha árvore de Natal”

Respondendo ao desafio lançado pelo passatempo publicado no jornal escolar, para o mês de dezembro, uma das paredes da biblioteca escolar ga...